Polícia Civil realiza operação intensa para desmantelar rede criminosa e de tráfico em São Sepé/RS e região

Em uma ação robusta de combate ao tráfico de drogas e ao crime, a Polícia Civil deflagrou a “Operação Impacto” nesta quarta-feira (29/10) em São Sepé. A operação visou desarticular uma rede de narcotráfico com ramificações locais e estaduais, resultando na prisão de 24 pessoas, incluindo 15 homens e 9 mulheres, e no cumprimento de dezenas de mandados judiciais.

Ao todo, foram executados 45 mandados de busca e apreensão nos bairros Tatsch, Santo Antônio, Pontes, Londero, Kurtz, Vitória, Santos, Cristo Rei, Centro e Alto do Posto, além de ações em diversas cidades gaúchas, como Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e Charqueadas, onde houve cumprimento de mandados na Penitenciária Modulada. A operação também se estendeu para os estados do Paraná, com ações em Quedas do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Polícia de São Sepé, iniciaram-se em agosto de 2023. Elas revelaram que uma facção criminosa da região metropolitana tem expandido sua atuação em São Sepé, mesmo após operações passadas, como “Tentáculos I e II” (2019), “Tele Pó” (2021) e “Reprise” (2022). O objetivo da facção é dominar o mercado de drogas ilícitas no município, utilizando membros locais e enviando traficantes de outras áreas para consolidar seu domínio territorial.

Durante a operação, foram apreendidos veículos e drogas, incluindo crack e cocaína, além de um flagrante por tráfico de drogas e outro por posse de arma de fogo. A coordenação da ação foi da Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, que também contou com o apoio de agentes de 30 municípios gaúchos, incluindo unidades de Santa Cruz do Sul, São Gabriel, Santiago, e do canil da Brigada Militar de Santa Maria.

Os detidos possuem antecedentes em crimes variados, como homicídio, tráfico, roubo e porte ilegal de armas. A operação, intitulada “Impacto”, buscou desarticular a estrutura criminosa e impedir o fortalecimento da facção na cidade. Todos os presos foram transferidos para o Presídio Estadual de São Sepé e o Presídio Regional de Santa Maria/RS, marcando um significativo avanço no combate ao crime organizado na região.