Secretário Estadual Vilson Covatti conhece projetos turísticos de São Sepé
Em audiência na Secretaria Estadual de Turismo, o Prefeito de São Sepé João Luiz Vargas e o Diretor do Escritório de Desenvolvimento, Onéssimo Curto, apresentaram ao Secretário Vilson Covatti, os projetos de promoção turística do município. Além da Rota Turística Rural e dos investimentos nos espaços públicos urbanos, a Prefeitura solicitou a liberação dos recursos para a execução do Parque Ambiental do Bairro Cristo Rei. O projeto está aprovado na Secretaria desde março de 2022, pendente de liberação orçamentária.
Conforme o Prefeito João Luiz, os investimentos no Bairro Cristo Rei ocorrem de forma concomitante com recursos do governo do estado e recursos municipais. “Até agora, o município já fez investimento na ordem de 1 milhão de reais em pavimentações, drenagem, submoradia e construção de banheiros. A próxima etapa é dotar o bairro de uma área de lazer que seja atrativo regional para o turismo. Precisamos preservar o Rio São Sepé e para isso, a construção de um parque ambiental com balneário é fundamental”, apontou o Prefeito.
O Secretário Vilson Covatti parabenizou os projetos que estão sendo feitos como a Rota Turística Rural e também o fomento aos eventos culturais, que atrai público regional como Natal, Páscoa, Sinuelo e Carnaval. “Precisamos dobrar o número de turistas local e regional”, destacou Covatti.
A Prefeitura de São Sepé e a Fundação Afif Jorge Simões Filho preparam eventos que já atrai público de outros municípios. “A Rota Turística Rural criada recentemente já é reconhecida pela comunidade como um evento de valorização do nosso município”, acrescentou o Diretor Onéssimo Curto.
O Prefeito João Luiz estima que os atrasos no repasse dos recursos para a obra do Parque Ambiental do Bairro Cristo Rei deve-se à redução do orçamento fruto da queda do ICMS dos Estados. “Esperavamos já ter começado essa obra, mas acreditamos que com o apoio e a manifestação positiva da Secretaria, tenhamos agora a retomada deste projeto”, salientou João Luiz.
Conforme o Secretário Covatti, o Governo do Estado fará os investimentos dos projetos validados no ano passado, a partir do segundo semestre. “É uma diretriz do Governador Eduardo Leite, valorizar o turismo sustentável ambientalmente, o turismo de natureza é o trunfo que o Rio Grande do Sul tem para mobilizar a economia regional. Devemos tratar o turismo como uma grande indústria sem chaminés”, concluiu o Secretário.
O projeto do Parque Ambiental da Cristo Rei deve receber 1,67 milhões e contará com quadras de esporte, recuperação da balneabilidade do Rio, desassoreamento, pista de caminhada, além de Infraestrutura para os usuários.
Informações: A.I. Prefeitura Municipal