Governador e Presidente Lula reuniram-se para coordenar Ações Emergenciais no RS

Na manhã desta quinta-feira (02/5), o governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma equipe ministerial na Base Aérea de Santa Maria, na Região Central do estado. Durante o encontro, o governador detalhou as consequências dos eventos meteorológicos que assolaram o Rio Grande do Sul e discutiu as operações de socorro em andamento.

Uma decisão emergencial foi tomada durante a reunião: a criação de uma Sala de Situação Integrada, sob a coordenação do general Hertz Pires do Nascimento, comandante militar do Sul. Essa sala será responsável por organizar e coordenar as operações de resgate em todas as áreas afetadas.
Eduardo Leite ressaltou que é fundamental mobilizar todos os recursos técnicos e humanos disponíveis para salvar vidas neste momento crítico, pois o RS está enfrentando uma catástrofe histórica.

Conforme ele mencionou, os danos materiais são imensos, mas a prioridade agora são os resgates e ainda há pessoas aguardando por socorro, as adversidades meteorológicas dificultam as operações de salvamento.

Ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o governador enfatizou a importância do suporte logístico para as operações de atendimento assim que as condições climáticas permitirem.
— Vamos precisar de apoio logístico para chegar às comunidades com abastecimento e auxílio com comida e remédios. — Explicou Leite.

Os apelos que faço têm a ver com a angústia que sinto diante da situação do Estado. — Enfatizou o governador.
Além do governador e do presidente, estiveram presentes na reunião, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, dos Transportes, Renan Filho, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Cidades, Jader Filho, e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Referências:

Texto: Alexandre Elmi/Secom

Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Foto: Maurício Tonetto