Câmara de Vereadores de São Sepé aprova projeto que cria a Procuradoria da Mulher
Na sessão ordinária de ontem, a Câmara de Vereadores de São Sepé aprovou por unanimidade o projeto de resolução que institui no âmbito do legislativo a Procuradoria da Mulher, uma iniciativa do Presidente Vereador Rodrigo Ferreira junto aos membros da mesa diretora (Ver.ª Zilca Camargo, Ver. Gilvane Moreira, Ver. Matheus Leão e Ver. Marcelo Neves ) .
“O objetivo da proposição é zelar pela participação da mulher nos órgãos institucionais, tornando-se um braço fiscalizador das políticas públicas de governo a respeito do tema , participando ativamente da criação de políticas públicas que contemplem a igualdade de gênero”
O que é a Procuradoria da Mulher?
A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional criado por meio da Resolução de Mesa, com o objetivo de zelar pela participação mais efetiva das Vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara de Vereadores, e também fiscalizar e acompanhar programas dos Governos Municipais, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.
Por que criar uma Procuradoria da Mulher no legislativo local?
A criação de uma Procuradoria da Mulher nos estados e municípios busca primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Além disso, pretende combater a violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, receber e encaminhar aos órgãos competentes os anseios da população. A Procuradoria da Mulher também tem o propósito de ser um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para construção de alternativas e ações que revertam o quadro de desigualdades entre homens e mulheres.