Agosto Dourado destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno na Primeira Infância

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, representando a campanha lançada pelo Ministério da Saúde de incentivo à amamentação, ressaltando o leite materno como o padrão ouro de qualidade na alimentação infantil. Este mês é dedicado à promoção, proteção e apoio à Primeira Infância e ao aleitamento materno.

De 01 a 07 de agosto, ocorre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, uma campanha global que visa conscientizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. Destacando a necessidade de apoiar as mães que amamentam, especialmente, as que estão inseridas no mercado de trabalho.

Destaca-se neste mês a importância da Primeira Infância, que compreende os primeiros seis anos de vida da criança. Este período é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social dos pequenos. Na Primeira Infância que se estabelecem as bases para a saúde e bem-estar ao longo de toda a vida. Especialistas afirmam que o cuidado com a nutrição, o estímulo adequado e o vínculo afetivo são essenciais para o pleno desenvolvimento das crianças.

A amamentação pode reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis em até 13%. Para reforçar esse impacto, o Ministério da Saúde lançou no dia 1º de agosto a Campanha da Semana Mundial da Amamentação 2024, com o tema “Amamentação, apoie em todas as situações”.

A campanha visa promover a conscientização alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e focar na redução das desigualdades no apoio à amamentação. Além disso, o ministério anuncia o Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.

Amamentação e Sustentabilidade – Qual a Relação?

  • Preservação do planeta: a amamentação reduz a necessidade de mamadeiras e latas de leite, diminuindo o impacto ambiental.
  • Proteção do meio ambiente: evitar a produção e o descarte desses itens favorece a conservação dos recursos naturais.
  • Cuidado com as relações humanas: promove uma interação mais saudável entre mãe e filho, fortalecendo os vínculos familiares.
  • Ato ecológico: amamentar é um ato que contribui diretamente para a ecologia, ajudando a manter o equilíbrio do ecossistema.

O Ministério da Saúde enfatiza que a amamentação é a forma mais econômica e eficaz de proteger a saúde infantil, reduzindo diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de mortalidade neonatal, além de beneficiar a saúde da mulher ao diminuir o risco de câncer de mama e ovário.

A sociedade como um todo é convidada a refletir sobre o papel de cada um no apoio às mães que amamentam, seja através da criação de políticas públicas, seja no dia a dia, oferecendo compreensão e suporte. Com o compromisso de todos, é possível criar ambientes mais favoráveis e acolhedores para as mães e os seus bebês, garantindo um início de vida mais saudável e feliz para as futuras gerações.

Durante o “Agosto Dourado”, que se possa proteger ainda mais a Primeira Infância e reforçar a importância do aleitamento materno como um ato de amor e de cuidados!

Busque Informações

Busque informações sobre onde podem ser encontradas atividades e incentivos à amamentação em sua cidade! Verifique com postos de saúde, hospitais ou mesmo através de campanhas online, para saber mais sobre eventos e apoio disponíveis durante o “Agosto Dourado”.

Fonte: Ministério da Saúde – gov.br