Notas do Concurso Nacional Unificado são liberadas: veja como consultar

Processo unificado oferece mais de 06 mil vagas em órgãos federais; resultados finais estão previstos para novembro, com posse em 2025.

O governo federal divulgou nesta terça-feira (08/10) as notas das provas objetivas e o resultado preliminar da prova discursiva do Concurso Público Nacional Centralizado (CPNC), apelidado de “Enem dos concursos”. Esse exame unifica diversas seleções públicas para o governo federal, e nesta edição inaugural, foram disponibilizadas 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos.

Os candidatos podem acessar os resultados por meio do portal oficial da Fundação Cesgranrio, onde as notas dos blocos de nível superior e médio estão disponíveis. A única exceção é o bloco 4, cujo resultado foi suspenso temporariamente devido a uma decisão judicial que envolve um incidente com as provas no Distrito Federal.

Além das notas, os candidatos também podem verificar se foram convocados para a fase de entrega de títulos, cuja data final é dia 09 de outubro. O envio desses documentos é obrigatório para garantir a continuidade no processo, especialmente para cargos que exigem qualificações adicionais, como mestrado e doutorado.

Como acessar as notas?

Para consultar as notas, os candidatos devem acessar a área restrita no site da Cesgranrio https://cpnu.cesgranrio.org.br/login, na área do candidato é só acessar a um extrato do resultado, que contém os detalhes da nota de cada cargo.

Nessa plataforma, será possível baixar a imagem digital da prova discursiva e, no caso de nível médio, da redação. Há também a possibilidade de solicitar a revisão das notas até 09 de outubro, clicando na opção “Interposição de recursos”.

Os gabaritos definitivos, após os recursos, estão disponíveis, e os candidatos podem verificar as notas divididas por bloco, incluindo o número de acertos e as notas ponderadas.

Fase de Títulos e Classificação Final

Aqueles que forem aprovados na fase de provas objetivas e discursivas serão submetidos à avaliação dos títulos. Para isso, precisam enviar documentos que comprovem formação acadêmica ou experiência profissional. Quem não entregar a documentação no prazo receberá nota zero nessa etapa, que é classificatória, mas não eliminatória.

A lista final de aprovados será divulgada em 21 de novembro, com previsão de convocação para posse a partir de janeiro de 2025.

Este processo seletivo é o primeiro de sua natureza, reunindo candidatos de todo o Brasil em um único concurso para diversos órgãos públicos. Ao todo, mais de 970 mil pessoas realizaram as provas, de um total de 2,1 milhões de inscritos.

Cronograma:

Revisão das notas da prova discursiva: 8 e 9 de outubro

Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro

Resultado dos pedidos de revisão: 17 de outubro

Avaliação dos candidatos com deficiência: 17 a 25 de outubro

Verificação da condição de candidatos negros e indígenas: 2 e 3 de novembro

Divulgação final: 21 de novembro

Fonte:

📷 Reprodução/Agência Brasil