Alerta Meteorológico: tempestade ameaça o Rio Grande do Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta para os habitantes do Rio Grande do Sul, ontem, terça-feira (07/05). Pois, prevê a chegada de uma tempestade, de proporções alarmantes, com potencial para desencadear chuvas intensas, superiores a 100 milímetros, acompanhadas por ventos que podem atingir até 100 km/h e queda de granizo.
O grau de alerta emitido pelo Inmet é laranja, indicando uma situação de extrema seriedade e vai até o dia 14/05. As regiões mais vulneráveis incluem o Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Centro Ocidental Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Noroeste Rio-grandense.
Essa previsão preocupante é resultado da instabilidade atmosférica nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai. De acordo com relatórios da Defesa Civil estadual, até o momento, foram registradas 95 mortes em decorrência das enchentes, com 131 pessoas ainda desaparecidas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul além de alertar para os perigos, salienta para que todos estejam cientes dos seguintes pontos:
- Mantenha-se atualizado sobre a situação climática através dos meios de comunicação locais e oficiais.
- Evite sair de casa, caso não seja necessário, durante o período do alerta.
- Proteja-se em local seguro, longe de árvores, postes e objetos que possam ser lançados pelo vento.
- Em caso de emergência, ligue para o número 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
A situação requer máxima atenção e medidas preventivas por parte da população e das autoridades locais para minimizar os impactos desse evento climático.
Fonte: Correio Braziliense (com informações do Inmet e da Defesa Civil estadual)