Aprovado Projeto que inclui educação financeira no currículo das escolas de São Sepé

Foi aprovado na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n° 75/2024, de autoria do vereador Renato Rosso (PP), que assegura a inclusão da Educação Financeira, de forma transversal, nos anos finais do Ensino Fundamental nas redes pública e privada de São Sepé. O PL foi aprovado por unanimidade.

Segundo o Vereador, a abordagem transversal permite que o tema seja integrado a diversas disciplinas, ampliando sua aplicação prática no cotidiano dos estudantes. “Esse projeto foi amplamente discutido na Casa e atende a uma necessidade urgente: preparar crianças e jovens para a gestão responsável de recursos financeiros e para as realidades do mercado de trabalho”, ressalta Rosso.

Tal medida visa não apenas a melhoria da qualidade do ensino, mas também a promoção de uma cultura de educação financeira que poderá beneficiar a sociedade como um todo. Conforme dados do Ministério da Educação a Estratégia Nacional de Educação Financeira já aponta a importância de iniciativas para evitar o endividamento, promovendo cidadania, civismo e responsabilidade financeira. Atualmente, o Brasil enfrenta um índice histórico de 78,8% de endividamento nas famílias, evidenciando a relevância do tema.

“A educação financeira não é apenas sobre finanças; ela está ligada à formação de cidadãos mais conscientes, capazes de compreender os impactos das inovações tecnológicas, do mundo do trabalho e da economia no seu dia a dia. Estou certo de que esse projeto será um marco importante para o futuro de São Sepé, transformando a realidade de nossos jovens e suas famílias” finaliza Renato Rosso.

Texto e foto: Comunicação da Câmara de Vereadores