Concurso Nacional Unificado: o que os candidatos necessitam saber para o dia da prova – 18/08/2024

Com a aproximação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que acontecerão no próximo domingo, dia 18/08, é muito importante que os 2,14 milhões de inscritos estejam bem informados sobre o que levar e como se comportar durante o exame. Serão disputadas 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas em todo o país. Este guia traz as informações essenciais para os candidatos se prepararem para o dia da prova.

O que levar no dia do exame

Para garantir a participação no concurso, os candidatos devem portar um documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização do certame, recomenda que todos levem o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações importantes sobre o local de prova. A caneta esferográfica preta de corpo transparente é o único material permitido para a realização do exame.

O que não será permitido

No dia da prova, acessórios como chapéus, bonés, protetores de ouvido e óculos escuros são proibidos. Celulares, fones de ouvido e relógios deverão ser guardados em envelopes porta-objetos fornecidos pelos fiscais de sala. Qualquer tipo de comunicação com outros candidatos durante a prova resultará em eliminação imediata.

Identificação e Permanência na Sala

Será permitido o uso de documentos digitais para identificação, como e-Título, CNH digital ou RG digital, que deverão ser apresentados na entrada da sala de prova. Cópias, mesmo que autenticadas, e fotografias de documentos não serão aceitas.

Os candidatos não poderão deixar a sala de prova antes de completar duas horas de exame, conforme determina o edital. Caso contrário, serão desclassificados. O uso do banheiro durante a prova será permitido, desde que o candidato seja acompanhado por um fiscal designado e não leve nenhum pertence ao sanitário.

Horários e locais de provas

Os portões dos locais de prova abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30 no turno da manhã. No período da tarde, os portões estarão abertos a partir das 13h, com fechamento às 14h, sempre seguindo o horário de Brasília.

Coleta de digitais e segurança

Durante a aplicação das provas, além de preencher o cartão de respostas, os candidatos terão suas digitais coletadas, que serão registradas no próprio cartão. Este processo visa garantir a segurança e autenticidade das respostas, unindo o exame grafológico, a assinatura e a digital de cada candidato.

Vagas reservadas e Atendimento Especial

O CNU reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros. Segundo o MGI, 54.219 candidatos solicitaram atendimento especial, incluindo 43.926 pessoas com deficiência, 1.551 gestantes, 1.874 lactantes e 7.035 candidatos com autismo. O atendimento especial solicitado por esses candidatos inclui salas de fácil acesso, mesas e cadeiras adaptadas, tempo adicional para prova, entre outros.

No Rio Grande do Sul as provas serão realizadas em 10 cidades.

Cidades do Rio Grande do Sul (RS) – Número de Candidatos

  • Bagé: 2.553
  • Caxias do Sul: 3.906
  • Farroupilha: 1.228
  • Passo Fundo: 4.943
  • Pelotas: 10.795
  • Porto Alegre: 37.546
  • Santa Cruz do Sul: 2.922
  • Santa Maria: 7.778
  • Santo Ângelo: 4.285
  • Uruguaiana: 2.533

Divulgação dos resultados

Os gabaritos das provas serão divulgados dois dias após a aplicação, e os cadernos de prova estarão disponíveis após as 20h do mesmo dia. O prazo para contestação dos gabaritos é de dois dias úteis. A classificação dos candidatos será baseada nas notas obtidas e nas preferências indicadas durante a inscrição, com o resultado final previsto para ser divulgado em 21 de novembro. A convocação dos aprovados será feita em janeiro de 2025.

Informações adicionais

Para mais detalhes e acompanhamento de todas as etapas do concurso, os candidatos devem acessar o site oficial: concursocpnu.cesgranrio.org.br. Fique atento às regras e orientações para garantir uma boa performance no dia da prova. Boa sorte a todos os participantes!