Cooperunião comemora 15 anos de atividades na Escola João Pessoa em São Sepé

A Cooperativa Escolar Plantando a União – Cooperunião, comemorou seus 15 anos de atividades na Escola João Pessoa, em São Sepé, com uma cerimônia na tarde desta terça-feira, 5 de julho.

A Cooperunião foi fundada em 2 de julho de 2007 e é fomentada pelo Programa A União Faz a Vida – principal iniciativa em educação do Sicredi – em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sepé, através da SMED e Cotrisel.

Em comemoração, desde o dia 1° de julho uma exposição acontece na Fundação Afif, contando a história do projeto desde o início da sua trajetória. A exibição acontece até dia 15 de julho. Uma peça teatral para as escolas do interior também faz parte da programação.

A HISTÓRIA:

Em 2019, o projeto recebeu o Prêmio Excelência em Educação Cooperativa Ocergs, onde a professora Loiva Wegner Pinto, conquistou o 3° lugar na categoria Desenvolvimento e Inovação de Objetos de Aprendizagem entre 106 concorrentes. A participação no prêmio esteve ligada a um vídeo de 3 minutos, editado e produzido pelos próprios alunos; um texto de 30 linhas escrito pela professora e cinco fotos de atividades da Cooperativa.

Antes disso, em 2015, o trabalho realizado em São Sepé foi veiculado através de um vídeo, na Conferência Mundial da WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), em Denver, nos Estados Unidos. O projeto foi selecionado para representar São Sepé e a Região Centro do Estado como um modelo de Programa Social Cooperativo.

O COOPERUNIÃO

A Cooperativa constituiu-se como um laboratório de práticas cooperativas, educação financeira, liderança, criatividade, sustentabilidade e empreendedorismo, desenvolvendo suas atividades a partir dos princípios do cooperativismo. No dia-a-dia, busca atividades que visem o fortalecimento de ações coletivas para o bem comum dos associados e da comunidade.