Diretora da E.M.E.F. Eno Brum Pires fala sobre as conquistas e os desafios da escola rural

Ana Cláudia Migotto Brum, diretora da E.M.E.F Eno Brum Pires, localizada em Jazidas, 3º distrito de São Sepé/RS, apresentou um breve histórico e panorama da escola e da comunidade geral onde o estabelecimento escolar está inserido.


De acordo, com os dados históricos, a Escola Eno Brum Pires foi construída para unificar várias pequenas escolas que eram de Ensino Fundamental Incompleto na região de Jazidas. Atualmente, a localidade conta com aproximadamente 200 famílias e é uma área rica em diversidade étnica e cultural, incluindo descendentes de alemães, italianos, africanos e remanescentes quilombolas. A maioria dessas famílias vive em condições socioeconômicas de classe média baixa, com atividades principais na agricultura e empregos como diaristas e empregadas domésticas. Muitas crianças têm pouco acompanhamento escolar em casa.


Cerca de 60% das famílias possuem pequenas propriedades com casa própria e acesso à energia elétrica e à água encanada. Enquanto outros residem em casas cedidas. Algumas famílias têm condições de vida satisfatórias, porém possuem um baixo nível de escolaridade, com muitos pais tendo cursado apenas as séries iniciais do ensino fundamental.

Ainda a diretora diz que a maioria dos alunos percorre de 10 a 40 km diários para chegar à escola, utilizando sete linhas de transporte que também atendem a professores e aos funcionários. A escola oferece Ensino Fundamental de Nove Anos e tem um calendário escolar alternativo com turno integral, oferecendo quatro refeições diárias e cardápio variado elaborado pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação.


As atividades sobre alimentação saudável são constantes, com visitas periódicas da Nutricionista para orientar alunos e manipuladores de alimentos, integrando essa temática às aulas. — A escola possui vagas para novos alunos sem a necessidade de critérios de seleção. A busca ativa é feita através de pesquisas, ligações, bilhetes, reuniões de pais e parcerias com agentes de saúde. — Declara a diretora.

— A escola enfrenta o êxodo rural, diminuindo matrículas e causando multisseriação. Isso afeta diretamente a escola pela redução no número de alunos por turma. Mas, desde 2013, a disciplina Práticas Integradas à Agroecologia (PIA) é parte do currículo, abordando a vida rural e sustentabilidade. Incentivando que os alunos e as suas famílias permaneçam no campo. —Afirma Ana Cláudia

Em termos de acessibilidade, a escola faz adaptações curriculares para alunos com necessidades especiais.

O cotidiano da escola exige que todos reflitam e reconstruam a escola, abrindo espaços para a participação comunitária. — Esclarece Ana Cláudia que prossegue relatando o compromisso tanto da Equipe Diretiva quanto da Equipe Pedagógica: — os professores consideram o ensino uma prática flexível que exige comprometimento. A aprendizagem deve ser significativa, com educação em constante evolução, fazendo uso da tecnologia. A escola promove uma educação que valoriza conhecimentos e habilidades individuais, com participação ativa da comunidade.


A diretora citou os vários Projetos que a escola desenvolve, atualmente. O calendário alternativo com turno integral permite oficinas e atividades extracurriculares, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.
1⁰ e 2⁰ ano – Bem-Estar Animal
3⁰ ano- Teniase/Cisticercose
4⁰ e 5⁰ ano- Carrapatos
6⁰ ano – Sanidade Equina
7⁰ e 8⁰ ano – Tuberculose e Brucelose
8°ano – Rádio EBP.6
9⁰ ano- Febre Aftosa
Ação e preservação (horta,jardim)
Jovens Cientistas (laboratório de ciências)

Observação: os alunos apresentam os Projetos voltados à saúde de animais baseando-se no Projeto da Inspetoria Veterinária.

— Embora a escola já tenha conquistado muitos objetivos, a ausência de cobertura na quadra, rampas de acesso, banheiros adaptados para portadores de deficiências e de uma sala multimídia ainda representa uma lacuna significativa em nossa infraestrutura educacional. Foram angariados recursos como o Laboratório de Ciências, a Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Biblioteca, Internet e diversos equipamentos tecnológicos, a falta dessas estruturas básicas compromete a nossa capacidade de oferecer um ambiente mais completo. — Complementa a Diretora Ana Cláudia que segue explicando:

— os projetos não apenas enriquecem a experiência educacional dos alunos, mas também promovem a integração com a comunidade e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.

Nossa capacidade de realizar esses projetos e oferecer uma educação de qualidade é fruto da colaboração e apoio da comunidade escolar, AMF (Fundação Antônio Meneguetti) EMATER, SMED, Inspetoria Veterinária e de outros parceiros. Portanto, é essencial que unamos esforços para garantir a construção da cobertura da quadra e a instalação de uma sala multimídia em nossa escola. Agradecemos sinceramente a todos os envolvidos por seu apoio contínuo e esperamos contar com sua colaboração para alcançar esse objetivo fundamental para o desenvolvimento de nossa comunidade escolar.

Devido às chuvaradas do mês de maio/2024, a Rádio Escolar E.B.P. 6 da E.M.E.F. Eno Brum Pires lançou a campanha “Pegue Somente o que Você Precisa”. O projeto idealizado pela equipe da Rádio Escolar E.B.P. 6, composta por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Inspirados pela ideia de um consumo consciente e pelo desejo de ajudar os membros da comunidade que enfrentam dificuldades, os estudantes propuseram a criação de uma campanha que fosse além da simples arrecadação de itens essenciais ao dia a dia. A ideia era criar um espaço onde as pessoas pudessem pegar aquilo que realmente necessitam, respeitando as necessidades dos outros.

A campanha começou com uma ampla divulgação por meio da própria rádio escolar, além de convites à participação de toda a comunidade do entorno da escola. Diversas doações foram recebidas e divididas entre os alunos da escola e a comunidade de Jazidas que necessitavam, incluindo roupas, alimentos não perecíveis, materiais escolares, brinquedos e itens de higiene pessoal. Isso também, colaborou para o fortalecimento e o crescimento da solidariedade.

Ana Cláudia destaca a valorização da família dos alunos e a relevância do seu envolvimento ativo na escola:

— A família é vista como indispensável, e os pais acreditam que a escola cuida bem dos filhos. O ensino é de qualidade, assim como transporte e alimentação. A equipe diretiva e os professores são comprometidos com a organização e disciplina, e a relação entre professores e alunos é de respeito e carinho. A escola busca constantemente melhorias, ouvindo sugestões da comunidade para proporcionar um ambiente educacional que valorize a participação da família e esteja em sintonia com as demandas locais. A instituição já é reconhecida por sua trajetória pioneira e determinação em fornecer educação de qualidade em um contexto rural. A escola, juntamente com a família, deseja formar pessoas bem instruídas, preparadas para o futuro e capazes de enfrentar diversas dificuldades que surgem ao longo da vida.

Para finalizar a entrevista, Ana Cláudia ressalta que: é fundamental a importância de uma educação reflexiva e democrática, com a participação ativa de todos os envolvidos, formando cidadãos conscientes e preparados para os desafios futuros. — Conclui a diretora.

A Equipe do Jornal A Fonte agradece a disponibilidade e a participação da diretora Ana Cláudia por esta entrevista que ocorre no mês de junho que tem o Dia Mundial do Meio Ambiente, na data de 05/06, e coincide com a Semana do Meio Ambiente em São Sepé, de 03 de junho a 22 de junho. Um evento de destaque que todas as escolas do campo do município participarão será o Seminário das Escolas do Campo, que debaterá o ensino rural e compartilhará experiências entre as escolas do interior da região. Será realizado no dia 22 de junho, na E.M.E.F. Coronel Chananeco, no Cerrito do Ouro, encerrando os eventos da Semana do Meio Ambiente Sepeense.