Lançada licitação para Projetos da nova BR-392 entre Santa Maria e Santo Ângelo ligando o Noroeste com as Regiões Central e Sul do RS

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início ao processo licitatório para contratar empresas de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos básicos e executivos da futura BR-392, que ligará Santa Maria a Santo Ângelo. Com a conclusão dos estudos de impacto ambiental e de viabilidade econômica, essa nova rodovia promete ser uma alternativa às já sobrecarregadas BR-158 e BR-287, facilitando o escoamento da produção agrícola do noroeste gaúcho até o porto de Rio Grande. As empresas vencedoras terão entre 480 e 720 dias para finalizar os projetos e entregá-los ao DNIT.

A partir de agora, até o dia 05 de agosto, empresas interessadas na elaboração dos projetos técnicos de expansão da BR-392 entre Santa Maria e Santo Ângelo podem submeter suas propostas. O edital foi lançado na última segunda-feira, dia 17/06/2024, após as audiências públicas terem sido concluídas.

Essa obra, incluída como prioridade no novo programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, terá uma extensão total de 223,56 km, iniciando na divisa entre São Sepé e Formigueiro, na região de Santa Maria, e finalizando no entroncamento com a ERS-344 em Santo Ângelo.

Embora o traçado já esteja definido, as empresas contratadas detalharão as soluções de engenharia necessárias para cada segmento da rodovia. Atualmente, não há previsão de início das obras ou estimativa precisa dos custos de construção. Segundo uma fonte do DNIT, “para começar a obra, é necessário primeiro concluir os projetos, e isso é o que está sendo feito agora”.

A expectativa é que os projetos estejam prontos até o final de 2026, quando o DNIT buscará financiamento e abrirá licitação para a execução das obras.

Estima-se que o custo total da nova rodovia possa ultrapassar R$ 2 bilhões, possivelmente chegando a R$ 2,5 bilhões, dependendo da necessidade de pontes e outras obras complexas.

A construção dessa rodovia não só melhorará o escoamento da produção agrícola e aliviará a sobrecarga da BR-158, como também impulsionará o desenvolvimento econômico de regiões pouco acessíveis ao norte de São Pedro do Sul. Além disso, beneficiará Santa Maria, oferecendo uma via alternativa para desviar o tráfego intenso de carretas que atualmente atravessam a cidade.

Adicionalmente, o DNIT planeja uma extensão da nova BR-392, que partiria do Arenal em direção à Quarta Colônia, até o trevo do Santuário na RSC-287. No entanto, essa extensão ainda não possui data prevista para início das obras.

Fonte: Prefeitura de Dilermando de Aguiar

Para mais informações, acesse o site oficial do projeto: BR392. https://www.audienciapublica.br392rs.com.br/br392
Imagens: Prefeitura de Dilermando de Aguiar