Segurança nas escolas é tema de audiência pública na Câmara
A Câmara Municipal de Vereadores de São Sepé realizou na quarta-feira, 03, uma audiência pública para debater a segurança nas escolas no município. O evento foi proposto e presidido pela comissão de educação do legislativo, pelos vereadores Tavinho Gazen (PDT) e Zilca Camargo (PDT). Participaram do debate representante das instituições de ensino privado, estadual e municipal, a secretária de Educação, Márcia Aires e equipe da pasta, o comandante da Brigada Militar, Tenente Ricardo, Guarda Municipal, entre pessoas da comunidade que estiveram presentes na audiência.
Por mais de duas horas, foram discutidas estratégias para garantir a segurança dos estudantes. Uma das questões levantadas foi o projeto de lei que tramita na Câmara, de autoria do vereador Marcelo Santos (PP), “Escola Segura” que prevê dispositivos de proteção aos alunos e professores, com a instalação de medidas de segurança. A matéria foi debatida pelos presentes que pontuaram questões técnicas, mostrando preocupação, por exemplo, com a aplicabilidade de lei que pode levar até 180 dias depois de sancionada.
Além disso, o público fez relatos de situações de perigo já presenciadas nas escolas e a importância do debate com os pais em casa, ajudando os filhos na sua formação educacional. De acordo com os participantes, um dos eixos do problema é a falta de diálogo entre pais e filhos, já que muitas situações são causadas por esse motivo. A secretaria de Educação relatou que dispõe de psicólogos para atender os alunos que necessitam de ajuda e acolhimento, para evitar maiores problemas.
A realização da audiência foi aprovada por meio de requerimento e as sugestões foram colocadas em um documento para análise da comissão de educação da Câmara.
Câmara de Vereadores de São Sepé
Mateus Friedrich Barreto/Jornalista