Semana da Consciência Negra no CTG Ronda Crioula destaca história e valorização cultural
O CTG Ronda Crioula, em São Sepé/RS, será palco de uma programação especial no dia 21 de novembro, em alusão à Semana da Consciência Negra. Sob o tema: “Nossas Raízes: uma História de Resistência e Resiliência“.
O evento busca promover reflexões, aprendizado e a valorização da cultura afro-brasileira, com atividades variadas que integram tradição e contemporaneidade.
A programação tem início, na quinta-feira, 21/11, às 9h, com uma roda de conversa liderada por Angela Souza, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e do Carolina Coletivo de Mulheres Negras. O tema abordado será —Valorização do Nosso Afro Identidade—.
Em seguida, o acontecimento contará com o desfile de moda afrofuturista —Ancestralidade ..
Outras atividades programadas incluem:
● Mostra de Capoeira com Paulo Cesar Figna, que trará instrumentos, vestimentas e cordéis de graduação.
● Oficina de tranças nagô, conduzida pela cabeleireira Nicoly Bibiana.
● Mostra e oficina de bonecas abayomi, ministrada pelas prendas mirins do CTG Ronda Crioula, destacando esse símbolo de resistência cultural.
● Apresentação sobre religiosidade e identidade, com pontos, vestuário e comidas típicas, organizada pelos prendas e peões do CTG.
● Mostra de banhos ritualísticos, realizada pelas prendas das categorias adulta e juvenil.
Será uma oportunidade para valorizar a cultura afro-brasileira e indígena, promovendo o diálogo e a conscientização sobre a importância da resistência e resiliência das comunidades negras ao longo da história.
Sobre a data comemorada no feriado de hoje, dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é importante se lembrar do que afirmou o ativista, escritor e político Abdias Nascimento: —A luta pela igualdade racial não é uma luta só do negro; é uma luta de toda a sociedade que quer construir um país democrático.
Informações adicionais: Contato com Maristela dos Santos (55) 9959-2884 ou Aline Ribeiro (55) 99944-6205.
Siga nas redes sociais:
Instagram: @adultatiomino_ronda
Facebook: CTG Ronda Crioula.
O evento reforça o compromisso de resgatar e celebrar a história e os valores que moldam a diversidade cultural brasileira.