Sobre o Corpus Christi
Tapetes de fé e devoção: ruas são adornadas com tapetes tradicionais e coloridos para a procissão do Corpo de Cristo
Corpus Christi é uma expressão em latim, idioma até hoje em voga nos ritos católicos, que significa “Corpo de Cristo“. A data também é conhecida como “Corpus Domini” (“corpo do Senhor”, em português). O Corpus Christi é um feriado católico que celebra a Eucaristia, o sacramento que relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos.
A festividade foi instituída como evento importante pelo Papa Urbano IV, em 1264, após ter conhecido a freira Juliana de Mont Cornillon, que teve visões e defendeu a celebração da Eucaristia com honra. Além disso, o evento conhecido como Milagre de Bolsena, onde uma hóstia teria sangrado durante a missa, influenciou na criação do feriado.
A data do Corpus Christi varia a cada ano, pois é calculada em relação à Páscoa. O feriado ocorre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes. Pois, após 40 dias das festividades da Páscoa, temos a graça de celebrar a Solenidade da Ascensão do Senhor ao céu.
Como o Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e ocorre 50 dias após a Páscoa, a data que marca a representação do corpo e sangue de Cristo, Corpus Christi, acontece, anualmente, 60 dias após a Páscoa e sempre cai numa quinta-feira.
Neste ano, 2024, o Dia de Corpus Christi é comemorado, hoje, 30 de maio, quinta-feira.
Uma tradição comum no Corpus Christi é a confecção de tapetes, feitos com sal, serragem, borra de café e outros materiais que representam o caminho por onde o corpo de Cristo passará durante a procissão e foi importada para o Brasil pelos portugueses. Em várias cidades são estendidos enormes e coloridos tapetes feitos com diversos materiais.
Sendo uma bela tradição, é maravilhoso saber que a nossa cidade celebra o Corpus Christi enfeitando as ruas com os tradicionais tapetes que são uma forma artística de representar o caminho por onde passará a procissão.
Essa tradição de enfeitar as ruas com os tapetes é uma forma de expressar devoção e preparar um ambiente especial para a celebração do Corpus Christi. A criatividade e o empenho dos moradores em criar esses belos tapetes refletem o significado religioso e a importância dessa festividade.
Os tapetes coloridos e elaborados, certamente, proporcionam uma atmosfera única e encantadora nas ruas da cidade. É uma oportunidade para os moradores e visitantes admirarem a arte e a expressão de fé através desses lindos e talentosos trabalhos. Os tapetes servem como uma maneira de envolver a comunidade e promover a união entre as pnessoas, que se unem para confeccionar essas obras de arte temporárias, mantendo viva a história e a cultura ligadas ao Corpus Christi.
Assim, o Corpus Christi é um feriado de significado religioso para os católicos, celebrando a Eucaristia e o corpo de Cristo, mas também é um ponto facultativo no Brasil, pois não é um feriado nacional, como muitos pensam.
Adaptação por Eliane Kilian da Silva a partir do texto original de Matheus Adami, publicado no UOL.
Fotos: Arquivo