Vereadores buscam alternativas para minimizar prejuízos da estiagem no município
A falta de chuvas no município tem causado transtornos para os produtores rurais e criadores de animais no interior de São Sepé. A situação se agrava com o desabastecimento de água potável em algumas localidades. Em reunião no gabinete do prefeito João Luiz nesta semana, o líder do governo na Câmara, vereador Tavinho Gazen (PDT) pediu que a secretaria de Infraestrutura utilizasse água de açudes e rios, e por meio de tanques, para abastecer as propriedades mais necessitadas, onde os animais vêm sofrendo com a estiagem. “Precisamos de alguma forma amenizar a seca que castiga os nossos campos, os nossos rios, açudes e os nossos animais. A agropecuária é de extrema importância para São Sepé e estamos fazendo um movimento para abastecer essas pessoas que fazem tanto pela nossa terra”, ressaltou o vereador.
Em Porto Alegre, o vereador Gilvane Moreira (PP) esteve reunido com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado para tratar de ações de enfrentamento à estiagem. Junto a FETAG, o vereador e demais representantes da entidade apresentaram uma série de demandas emergenciais. Os pedindo incluem o apoio da Defesa Civil para disponibilização de água potável para consumo humano e animal nos municípios afetados pela estiagem, recursos para abertura de bebedouros para animais, liberação do pagamento do programa SOS Estiagem para agricultores que ficaram de fora das primeiras etapas e reabertura do período de manifestação para o interesse no programa Troca-Troca de Sementes Forrageiras, entre outras. “Uma agenda importante com o governador que nos recebeu e prometeu atender nossas necessidades que são muitas, mais um ano que passamos por dificuldades por conta da seca e nossos produtores precisam ser respaldados”, defendeu o vereador Gilvane.
Em São Sepé, o produtor rural que necessita do abastecimento pode entrar em contato com o setor de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura, pelos telefones (55) 9 9973 3759 ou (55) 9 8117 5439, para agendamento e maiores informações.
Câmara de Vereadores de São Sepé
Mateus Friedrich Barreto/Jornalista