Aapecan Santa Maria arrecada mais de 290kg de alimentos durante ação em São Sepé

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Maria retornou a São Sepé, na última sexta-feira (15/03). A Instituição, que celebra 19 anos de história neste mês, cumpriu uma agenda de atividades na cidade, que incluiu arrecadação de alimentos e uma palestra na programação do Mês de Mulher do munícipio.

Durante os turnos da manhã e tarde, a equipe da Associação esteve no Supermercado Cotrisel com o “Carrinho Solidário”. A ação teve o objetivo de arrecadar alimentos para a Instituição, que disponibiliza quatro refeições gratuitas, de segunda a sexta-feira, para os usuários hospedados na Casa de Apoio. Ao todo, foram arrecadados mais de 290kg de alimento para a Instituição.

A tarde, a equipe da Associação esteve no Instituto Educacional Tiarajú para o “Encontro com a Saúde”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, as assistentes sociais da Aapecan, Andressa Moreira e Sirlei Tavares, ministraram a palestra “Saúde Integral da Mulher. A atividade foi aberta ao público e integrou a programação do Mês da Mulher do Município.

Essa já é a quarta vez que retornamos para São Sepé nos últimos meses. Em todas elas realizamos ações junto a Secretaria Municipal de Saúde e sempre fomos bem acolhidos pela população sepeense”, comenta a assistente social Andressa Moreira.

19 anos de história

Em março, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) celebra 19 anos de atuação no Rio Grande do Sul com a campanha “Viva Aapecan: 19 anos acreditando na vida”. A história que começou a ser construída por um grupo de voluntários nos hospitais de referência em tratamento oncológico, na cidade de Caxias do Sul (RS), hoje conta com 15 Unidades no Estado.

A primeira Unidade foi inaugurada em 2005, em solo caxiense. De lá para cá, outras 14 Unidades foram inauguradas – a mais recente em Santa Rosa em 2023. Neste ano, a instituição comemora novas conquistas, sendo elas, as inaugurações das sedes próprias das Unidades de Caxias do Sul, Pelotas e Lagoa Vermelha, previstas para este ano.

O fundador e diretor-executivo, Paulo Vasques celebra a trajetória da Aapecan nos últimos anos: “Sempre digo, nós tivemos a iniciativa, idealizamos nosso projeto, mas o sucesso da Aapecan é graças as pessoas que foram chegando, acreditaram na ideia, uniram-se ao trabalho e entenderam que estamos acima de tudo em uma missão”, pontua.

Frente a fragilidade social, econômica e emocional que a doença provoca nas pessoas com diagnóstico de Câncer e em toda a família, a Associação oferece apoio com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades de cada usuário. Ao longo dos anos, mais de 26 mil pessoas passaram pela instituição.

Somente no ano passado, 5.526 pessoas foram atendidas pela Associação, totalizando 275.475 atendimentos sociais, psicológicos, nutricionais e jurídicos. Além disso, 97.568 refeições foram distribuídas aos usuários e acompanhantes em 11 Casas de Apoio, assim como a realização de 12.889 grupos de apoio e oficinas (artesanato, culinária, música, reiki, entre outras). 

Apoio da comunidade é fundamental

O trabalho desenvolvido pela Associação é mantido com o apoio da comunidade por meio das doações em recursos. O contato prévio é feito pelo setor de Captação de Recursos da instituição, que realiza ligações aos contribuintes, a fim de apresentar a iniciativa.

É possível apoiar com doações pelo PIX (07.280.658/0004-96), transferência ou depósito bancário, de forma presencial nas Unidades da Aapecan ou pelo mensageiro. Além disso, a instituição aceita doações de roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (55) 3025-9400. Em Santa Maria, a unidade fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1987.