Aniversário de São Sepé: Câmara entrega homenagens em ato solene

O plenário da Câmara de Vereadores de São Sepé voltou a receber os homenageados na semana do município, após um intervalo de dois anos devido à pandemia do covid-19. A sessão solene alusiva aos 146 anos de emancipação política e administrativa da cidade foi celebrada com a entrega de quatro honrarias a pessoas que se destacaram ao longo do tempo em áreas como educação, saúde e política.

A primeira entrega da noite foi para o filósofo, professor e pedagogo brasileiro, Dermeval Saviani, que recebeu a Medalha Sepé Tiaraju, proposta pelo vereador Tavinho Gazen (PDT). Natural do interior de São Paulo, Saviani é casado com a sepeense Maria Aparecida Motta, filha do ambientalista Galeno Motta que dá o nome ao Parque Ambiental e que teve seu espaço doado pela família do mesmo. Com um extenso currículo acadêmico, é um dos maiores nomes da educação brasileira, tendo mais de 80 livros publicados. A nível nacional recebeu a medalha do mérito educacional do MEC, em 1994, e o título de pesquisador emérito do CNPq, em 2010. Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti: em 2008, primeiro lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, com História das ideias pedagógicas no Brasil; 2014, segundo lugar na categoria Educação, com Aberturas para a História da Educação; e 2016, segundo lugar também em Educação com História do tempo e tempo da história. Recentemente, uma petição foi criada para que Saviani ocupe a cadeira 35 na Academia Brasileira de Letras, ocupada por Cândido Mendes.

Tavinho Gazen também fez a entrega do título de Vereador Emérito a Vilson Bolzan Raguzzoni, eleito para quatro mandatos na Câmara, entre os anos de 1970 e 1992, sendo também presidente do legislativo por dois anos. Vilson foi também secretário de Obras na primeira gestão de João Luiz Vargas (82), chefe de gabinete e secretário de Agricultura no governo Júlia Vargas (2000). Em uma oportunidade concorreu a vice-prefeito na chapa liderada por Paulo Joel.

A professora Norma Weber Brum foi homenageada com o título de Cidadã Sepeense, entregue pelos vereadores Matheus Leão (PDT) e Humberto Stoduto (PP) dado a pessoas que são naturais de outra cidade, mas residem há muitos anos em São Sepé. Natural de Silveira Martins, Norma chegou aqui para morar e trabalhar na década de 60.  Foi professora nas escolas Capitão Emídio Jaime de Figueiredo, Instituto Estadual de Educação Tiaraju, Clemenciano Barnasque, Mário Deluy, Madre Júlia e Colégio Estadual São Sepé, onde atuou por 34 anos até a sua aposentadoria em 2019. Hoje ainda ministra aulas para cursinhos pré-vestibulares e concursos públicos, sendo uma das professoras mais lembradas no município por sua dedicação a arte de ensinar.

Por último, foi à vez do reconhecimento ao médico Dwanny Barragana da Fonseca, natural de Pelotas, receber das mãos do vereador Matheus Leão o título de Cidadão Sepeense. Morando no município desde 2012, Dwanny é presidente do Hospital Santo Antônio e tem extensa atividade em São Sepé como médico clínico. Formado pela UNISC de Santa Cruz do Sul, é um expoente na área da saúde no município. Conhecido pelo seu jeito atencioso com os pacientes é admirado pela comunidade que enaltece o trabalho de Dwanny ao longo destes 10 anos. Casado com Luani Fonseca, pai de duas filhas, Júlia e Lívia, sempre tiveram a vontade de morar em uma cidade do interior pela qualidade de vida e São Sepé foi a escolhida.

O prefeito João Luiz Vargas acompanhou a solenidade ao lado da presidente da Câmara, Zilca Camargo e da secretária de Educação Márcia Aires. Também estiveram presentes os vereadores Gilvane Moreira (PP), Eto Vargas (PP), Afonso Cardoso (PSB). O Coral Vozes da Pulquéria, regido pelo maestro Ney Beck, fez apresentação durante a sessão solene.

Câmara de Vereadores de São Sepé

Mateus Friedrich Barreto/Jornalista
MTB/MT: 
0002019