Governo do RS lança Plano Rio Grande para reconstrução do Estado

Na sexta-feira, 17 de maio, o governador Eduardo Leite apresentou o Plano Rio Grande em uma coletiva de imprensa, detalhando iniciativas para a reconstrução do Rio Grande do Sul. A criação da Secretaria da Reconstrução Gaúcha foi anunciada, substituindo a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), com Pedro Capeluppi assumindo a liderança.

O plano abrange ações de curto, médio e longo prazo, focando em medidas emergenciais, reconstrução e o fortalecimento futuro do Estado. Um Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) foi proposto para assegurar transparência na gestão dos recursos.

O projeto Cidades Temporárias foi também revelado, com estruturas provisórias em Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e Guaíba para abrigar desabrigados. Adicionalmente, está sendo planejada a construção de moradias definitivas.

O programa Volta por Cima oferecerá R$ 2,5 mil a cada família afetada pelas enchentes, com um adicional de R$ 2 mil provenientes do pix SOS Rio Grande do Sul.

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha contará com uma Assessoria Especial de Gestão de Riscos e quatro subsecretarias focadas em diferentes aspectos da reconstrução, visando uma recuperação abrangente e organizada do Estado.

Fonte: BEI
Foto: reprodução Palácio Piratini