Noite de homenagens marca abertura oficial da Fenovinos em Uruguaiana

Um dos idealizadores da feira criada em 1986 foi agraciado durante o evento que ocorre no município da Fronteira Oeste

A abertura da 21ª Expoutono de Uruguaiana e da 35ª edição da Fenovinos, no município da Fronteira Oeste, foi de homenagens, emoção e lembrar a história e memória do evento. Ocorrido na noite desta quinta-feira, 18 de maio, no Parque Agrícola e Pastoril, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), fez a distinção a nomes que contribuíram com a formação da feira assim como com a organização desta edição.

Por meio das mãos do presidente, Edemundo Gressler, a entidade homenageou com uma placa o criador José Newton Gonçalves, que foi um dos idealizadores da Fenovinos, em 1986, durante uma feira em Uruguaiana. O objetivo de sua criação foi a de realizar uma feira que visitasse os municípios onde a ovinocultura não fosse muito presente. A primeira Fenovinos foi em 1987, no município de Itaqui, e hoje já são 35 edições no Rio Grande do Sul e com o evento também ocorrendo no Estado do Paraná. Também foi homenageado o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Roberto Fagundes Ghigino, por ter apoiado a feira deste ano e abraçado a organização por meio da entidade que congrega os produtores do município.

Nessa quinta-feira também foi dia da realização do julgamento de admissão dos animais inscritos, e nesta sexta-feira, 19 de maio, já tem o início dos julgamentos de classificação dos animais. Esta edição teve a inscrição de 625 animais, recorde de todas as edições da feira.

Foto: Lorena Riambau Garcia/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective