Noite de homenagens na Câmara reconhece o trabalho de mulheres sepeenses

O Plenário Gaspar Martins na noite de terça-feira, 8, dia Internacional da Mulher, foi palco de reconhecimento a cinco mulheres sepeenses que se destacam pelos relevantes serviços prestados em áreas como segurança pública, saúde, educação, agricultura e social.

Acompanhadas de seus familiares, as homenageadas assistiram uma sessão solene carregada de simbolismo e história. Cada biografia foi lida pelo cerimonial antes da entrega do título de Mulher Destaque 2022. A emoção, visível pelo público presente, mostrava a importância de enaltecer o trabalho que cada uma delas desempenha na comunidade. Na área do social, a jovem Micheli Bortoluzi Pauletto, tabeliã no município e com intensa atividade na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, mostrou a representatividade feminina frente a uma das maiores empresas da cidade. Em sua fala, destacou o comando a frente do tabelionato junto de sua equipe. “Aprimoramos o conhecimento e oferecemos um serviço de natureza pública de qualidade e eficiente à comunidade e região”, disse Micheli.

Na sequência foi à vez da delegada de polícia, Carla Dolores Castro, lotada no município desde 2017, a receber a homenagem. Com extenso currículo na área do direito e um trabalho voltado ao combate à criminalidade em São Sepé, Carla foi à homenageada pela Comissão de Segurança Pública. No discurso, ela falou dos altos números de violência contra a mulher no município e a forma como isso deve ser combatido através de uma conscientização de todos. “Ainda este ano vamos ter a inauguração da sala das margaridas que será um espaço de escuta empática e acolhimento voltada ao atendimento das mulheres vítimas de maus tratos”, anunciou à delegada.

A força do mulher do campo também foi destaque. Maria do Carmo Fantinel, produtora rural e natural de Três de Maio/RS, recebeu a homenagem representando as mulheres que fortalecem a agricultura familiar. Ela, sua mãe, o marido e a filha são responsáveis por um tambo de leite e a produção de queijos. “Apesar de todas as dificuldades que encontramos, jamais pensei em desisti, herdei de meus pais essa profissão e sigo com orgulho”, destacou ela.

A enfermeira do município, Mercedes de Castro Souza, foi à homenageada da Comissão de Saúde e Assistência Social. Hoje lotada no setor de suporte e agendamentos na Policlínica Municipal, Mercedes foi à responsável por coordenar a Vigilância Epidemiológica no combate à pandemia do COVID-19, de março de 2020 a fevereiro de 2021. Esse enfrentamento a doença foi destacado por ela em sua fala. “Fomos incansáveis na articulação das estratégias de trabalho na época, na ausência de vacinas e remédios específicos, só tínhamos as medidas de saúde pública para evitar a transmissão”, relembrou a profissional que estendeu a homenagem a todos profissionais de saúde envolvidos no processo.

Por fim, foi à vez de a educação ter seu destaque na sessão. A professora e pedagoga, Iara Pias, natural de Alegrete/RS, mas residente em São Sepé desde a década de 90, recebeu a homenagem também por dedicar seu serviços a formação de crianças, na escola de ensino privado Pingo de Gente, que neste ano completa 20 anos de atividades e é dirigida por ela e suas filhas. Professora por 30 anos na rede pública de educação lecionou em escolas do município e desempenhou ações em grupos como Mobrec e Gempa. “Entendo que se faz necessário um novo olhar mais sensível sobre as concepções e práticas pedagógicas na educação como um todo, considerando a diversidade humana e acreditando nas potencialidades e habilidades dos educandos”, afirmou à homenageada.

A presidente da Câmara, vereadora Zilca Camargo, única mulher no legislativo no atual mandato, recebeu homenagens da secretária de Educação Márcia Aires e do vice-prefeito Fernando Vasconcelos, que estava acompanhado da esposa, Luisa Medeiros. Zilca, emocionada, agradeceu a presença do público. “É uma noite muito especial, receber cinco grandes mulheres para reconhecer o trabalho que vocês fazem em nossa cidade”, parabenizou a vereadora.

Estiveram presentes os vereadores Humberto Stoduto, Tavinho Gazen, Marcelo Neves, Marcelo Santos, Eto Vargas e Gilvane Moreira.