Semana da Pátria é aberta oficialmente em São Sepé

Os Pracinhas Sepeenses serão homenageados durante a Semana da Pátria 2021

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Administração Municipal de São Sepé através da Secretaria Municipal de Educação e também da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho realizaram a solenidade oficial de abertura das comemorações da Semana da Pátria 2021. A hora cívica e o hasteamento das Bandeiras ocorreram em frente ao Centro Cultural Diolofau Brum, e contou com autoridades do poder Executivo e Legislativo, e demais lideranças.

A Pira do Fogo Simbólico foi conduzida em sirene aberta pelo grupo de alunos da rede municipal de ensino e também pelo Corpo de Bombeiros até o local, onde o acendimento foi realizado pelo vice prefeito Fernando Vasconcelos e pelo professor Jacir Carlos Bolzan, caracterizando este ato a abertura oficial da Semana da Pátria em São Sepé.

Na oportunidade, o Vice-Prefeito parabenizou a todos os envolvidos no evento e ressaltou a importância de manter o patriotismo e o respeito pelos símbolos nacionais. “Hoje é um dia de celebrar, de fazer valer esta semente de sentimento, onde está sendo demonstrado por todas estas crianças aqui presentes com suas camisetas e bandeiras do Brasil. representado para nós estas cores da nação brasileira, lembrando que as cores da nossa nação são de nosso pertencimento, representando uma gente muito acolhedora, batalhadora e sofrida. Que o verde e o amarelo jamais serão as cores de uma bandeira ideológica”, ressaltou Fernando Vasconcelos.

Ao final de sua fala, o Vice-prefeito pediu uma homenagem aos pracinhas sepeenses – soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. “Hoje temos que nos orgulhar e também dizer que temos representação daqui do município, que tivemos 20 expedicionários que lutaram, no qual se encontram eternizados de uma forma simbólica em um monumento junto a Praça das Mercês”, finalizou.

A vereadora Zilca Camargo, representando o Legislativo Municipal falou da importância da participação dos jovens e crianças em demonstrar o amor a Pátria. “Estamos aqui demonstrando o amor a pátria e que sejamos bons cidadãos, iniciando sempre com uma boa educação”, lembrou a vereadora Zilca Camargo.

Estavam presentes o vice prefeito Fernando Vasconcelos, a vereadora Zilca Camargo, Tenente Magno Brum da Silva, comandante da Brigada Militar de São Sepé, secretária de educação Marcia Aires e demais autoridades.

Saiba mais:

O “Fogo Simbólico da Pátria” surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.

Este ano a chama anuncia as comemorações dos 199 anos da Independência do Brasil e ficará acesa até o dia 7 de setembro. Em nível Nacional, o tema escolhido para 2021 foi o Hino Nacional Brasileiro; já no Estado do Rio Grande do Sul, o destaque é para a Força Expedicionária Brasileira – FEB e a participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial. Em referência ao tema do Rio Grande do Sul, a Semana da Pátria de São Sepé deste ano presta homenagem aos 20 pracinhas do município.

Os pracinhas sepeenses – soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas na Segunda Guerra Mundial – encontram eternizados no Monumento ao Expedicionário, na Praça das Mercês. São eles: Abel Rodrigues, Adão Penteado Ferreira, Adelino Ferreira da Silva, Afonso de Oliveira Figueiredo, Aramis Adão de Souza, Arno Frederico da Fonseca, Basileu Guedes de Vargas, Cecil Soares, Euzebio Trindade de Aires, Franscisco Venturini, Ipacio Pinto, Iraja Nunes Martins, Ismael Rosa da Silva, João Carlos Marques Vieira, João Pedro Fontoura Costa, José Clemenciano Cezar, Juvencio Fontoura Costa, Mario Machado da Silva, Pedro Solano Vidal e Rufino Teixeira da Rosa.

As comemorações seguem durante a semana

– 03/09/2021 (Sexta-feira) –19h – EVENTO HíBRIDO

Roda de Conversa: “Os Pracinhas Sepeenses na 2ª Guerra”. Transmissão pelas redes sociais do Município. Convidados: Prof Felipe Rios Pereira, Profª Thiane Moreira e familiares dos Pracinhas sepeenses que foram recrutados para a 2ª Guerra Mundial.

Mediação: Profª Carolina Bitencourt Becker

– 07/09/2021 (Terça-feira) – 9h – PASSEIO CICLÍSTICO

Fotos e Texto: Anderson Tê Vargas