Sicredi Região Centro RS/MG amplia Programa a União Faz a Vida para Minas Gerais

Maior iniciativa de responsabilidade social do Sicredi chega a Juatuba/MG.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal através do Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

A Sicredi Região Centro RS/MG uma das 108 cooperativas integrantes do sistema Sicredi possui o programa atualmente em 15 municípios da sua área de atuação, levando formação e informação à 69 Escolas, 1447 Professores, 14.628 alunos e 430 Projetos desenvolvidos apenas no ano de 2022. Agora, a cooperativa amplia a atuação do programa para o estado de Minas Gerais na cidade Juatuba que inicialmente será implementado na Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte, Escola Municipal Alípio Nogueira do Amaral e Escola Municipal Padre Moacir Cândido Rodrigues, impactando inicialmente mais de 1650 alunos e 144 professores.          

De acordo com o Diretor Executivo da Sicredi Região Centro RS/MG Luiz Alberto Machado Lopes “O Programa A União Faz a Vida promove a formação continuada dos educadores, por meio de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e intensificadas, no universo educacional do município, com as práticas de cooperação e cidadania. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, prefeituras, assessoria pedagógica e apoiadores e pela comunidade.”

Através da metodologia de projetos parte-se para a construção do conhecimento, de habilidades e atitudes que sempre estão envoltos em muitas perguntas, que promovem articulações e intervenções, que, a partir dos seus registros, vão contando/narrando histórias. Ao finalizar um projeto, sempre há uma nova história para contar; uma história das aprendizagens feitas, uma história de vida e uma história de grupo e comunidade.

“Afinal, é a cooperação que promove transformação, por meio dela é possível desenvolver, entre tantos valores sociais, o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem, as habilidades socioemocionais, a consciência do seu papel como cidadãos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. Entre os professores, a cooperação favorece a experiência do compartilhamento de novas formas de ensinar e aprender, a valorização dos conhecimentos das comunidades locais, o desenvolvimento da criatividade, assim como uma maior abertura e determinação para enfrentar de modo cooperativo os novos desafios” afirma o Presidente do conselho de administração da Sicredi Região Centro RS/MG Pedro Dias Ferreira.