Brigada Militar divulga nota sobre o caso Gabriel
A Brigada Militar se manifestou hoje sobre a morte de Gabriel Marques Cavalheiro, ocorrida em São Gabriel, através de nota a´imprensa que segue:
Em relação ao episódio ocorrido em São Gabriel, a Brigada Militar informa que mobilizou todo o seu efetivo na região para localizar o jovem Gabriel Marques Cavalheiro, cujo corpo foi encontrado no final da tarde de sexta-feira, 19 de agosto.
Um Inquérito Policial Militar foi instaurados ainda na segunda-feira, 15 de agosto, para apurar os fatos e as circunstâncias do atendimento dos três policiais envolvidos na ocorrência.
As armas dos policiais também foram recolhidas na terça-feira, dia 16.
Na tarde de sexta-feira, às 15h, foi protocolado pela Corregedoria-geral junto à Auditoria da Justiça Militar de Santa Maria o pedido de prisão preventiva e de recolhimento dos celulares dos militares integrantes da guarnição, que já estavam afastados desde terça-feira, dia 16 de agosto e, na quinta-feira, dia 18, foram agregados.
A Auditoria da Justiça Militar de Santa Maria acolheu o pedido da Brigada Militar e determinou a prisão preventiva dos militares envolvidos. A Corregedoria-geral da BM cumpriu os mandados de prisão preventiva e de recolhimento dos celulares, com acompanhamento de militares do 2⁰ Batalhão de Polícia de Choque de Santa Maria. Os militares ficarão, a partir de agora, recolhidos e à disposição da Justiça.
A viatura foi encaminhada para perícia, cujo resultado ainda é aguardado.
A Brigada Militar, ao longo de seus 184 anos, nunca deixou de ser transparente nos seus atos. Tão logo as investigações sejam concluídas, as informações serão trazidas a público.
Em caso de comprovação do envolvimento dos militares, todas as medidas de responsabilização serão adotadas, sempre resguardando o direito à ampla defesa e ao contraditório.