Como a dieta ideal aos animais proporciona retorno financeiro ao produtor animal

Uma das alternativas para que haja retorno financeiro ao produtor rural é proporcionar uma dieta ideal durante o processo de produção animal. No material abaixo, a nutricionista Daniely Salvador explica como isso pode ser possível.

O Brasil é considerado um dos principais países do mundo, quando o assunto é produção animal. De acordo com a nutricionista e coordenadora técnica da Quimtia Brasil, empresa especializada na produção de insumos para nutrição animal, Daniely Salvador, para se chegar a este patamar, um fator importante que deve ser levando em consideração pelos produtores, é suprir ao máximo todas as exigências nutricionais dos animais durante todo o processo produtivo, seja para manutenção, ou para a produção de carne, leite ou ovos.

Segundo ela, todos os nutrientes são importantes, mas, sobretudo, é preciso fornecer uma dieta balanceada em proteína digestível com seus aminoácidos equilibrados para que não falte e não sobre. “Não podemos esquecer das vitaminas e minerais imprescindíveis para o crescimento, reprodução e boa saúde deste animal. Assim como a energia, indispensável para manter o organismo em funcionamento”, comenta.

Ainda segundo a especialista, o alimento precisa estar bem equilibrado para complementar todas as necessidades do animal em sua fase de vida. “Estes alimentos precisam utilizar matérias-primas de qualidade e ser produzido seguindo todas as normas de boas práticas de fabricação, estabelecidas pelo Ministério da Agricultura”, acrescenta.

Daniely ressalta ainda, que para uma dieta adequada, todos os ingredientes utilizados em rações precisam ter seus níveis estudados, como por exemplo milho, farelo de soja, farelo de trigo, aminoácidos, farelo de arroz e que para isso, o profissional responsável pela formulação da alimentação organiza todas as informações em um programa de formulação de rações e cria a dieta. “Também é de suma importância a inclusão dos custos dos ingredientes para que tenhamos a melhor dieta em um menor custo possível”, recomenda Daniely.

Ela enfatiza também, que as dietas são formuladas com o objetivo de atender as condições nutricionais de cada espécie e a fase de desenvolvimento que o animal está. “As necessidades nutricionais são estabelecidas por pesquisadores em universidades, que estudam os animais e publicam suas pesquisas em revistas internacionais”, explica.

Vantagens da suplementação

Para a especialista, quando há um processo de suplementação de maneira correta, a possibilidade de fornecer um alimento de qualidade ao animal, resulta em um desempenho zootécnico que supera as expectativas, como um bom ganho de peso, baixa conversão alimentar, boa produção de ovos e alta persistência de postura. “Animais bem nutridos ficam menos doentes. Investir em uma nutrição adequada trás retorno financeiro ao produtor rural”, finaliza Daniely.

Foto Ilustrativa