Escritor sepeense apresenta na Câmara livro que narra histórias de São Sepé

Na sessão ordinária de terça-feira, 07, o professor e escritor Felipe Rios Pereira apresentou aos vereadores seu recém lançado livro “Histórias de São Sepé”. Na tribuna, Felipe contou sobre sua ideia de buscar vestígios históricos sobre a formação do município, personalidades que aqui viveram e fazer um resgate cultural através da contribuição de alunos e professores que auxiliaram nas pesquisas para produção da obra.

Em sua fala, Felipe destacou que sempre foi um apaixonado pela leitura e que o livro foi uma forma de retribuir todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e entregar para os sepeenses um livro que identifica a história de um município que leva o nome de um dos maiores guerreiros do Brasil, Sepé Tiaraju.

Além disso, o escritor deu bastante ênfase às personalidades negras que sempre fortaleceram o desenvolvimento de São Sepé ao longo do século, mas que nunca obtiveram o devido reconhecimento. Por isso, Felipe fez esse resgate de colocar no livro a devida importância que tiveram na história a construção de clubes como Visconde do Rio Branco e CTG Ronda Crioula, que conta sobre a segregação racial que existiu em décadas passadas.

Felipe apresentou capítulo por capítulo do livro, as histórias que hoje formam a identidade de São Sepé. Lembrou da antiga Câmara Municipal, da Igreja Nossa Senhora das Mercês, da Praça das Mercês, entre outros pontos e personalidades sepeenses.

A obra foi lançada na Feira do Livro 2021 e já teve a tiragem de mais de mil exemplares. Felipe ainda fez a entrega de 20 livros para cada escola de São Sepé.

Fonte: Câmara de Vereadores de São Sepé, Mateus Friedrich Barreto/Jornalista.