Tecnologia reforça segurança nos presídios do RS com novos scanners

O sistema prisional do Rio Grande do Sul está adotando uma nova medida para fortalecer a segurança e prevenir a entrada de materiais ilícitos em suas unidades. Com a aquisição de 31 scanners de bagagem, os presídios de diversas cidades gaúchas, como Agudo, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Rosário do Sul, São Sepé, São Francisco de Assis, de São Gabriel e ainda o Presídio de Charqueadas II, serão equipados com tecnologia de ponta até o final de dezembro de 2024.

Investimentos e melhorias

Dos dispositivos adquiridos, 22 foram financiados com recursos federais no valor de R$ 2,6 milhões, enquanto os outros nove foram doados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. Essas ferramentas prometem revolucionar o sistema de inspeções, oferecendo maior precisão na detecção de objetos ocultos e acelerando o fluxo de visitantes.

— Os investimentos realizados nos últimos anos têm impacto significativo para garantir uma estrutura melhor e mais segura nas unidades prisionais. Os scanners são um importante instrumento para o servidor promover uma revista ainda mais eficaz dos materiais que entram nos estabelecimentos, impedindo qualquer tentativa de ingresso de ilícitos. Seguiremos trabalhando por mais investimentos estruturais que auxiliem no combate ao crime organizado — destacou Mateus Schwartz, superintendente da Polícia Penal.

A iniciativa marca um avanço significativo para o sistema prisional gaúcho, reforçando o compromisso com a segurança e eficiência nos procedimentos.

Fonte: Bei – Site de Notícias

📷 Reprodução/Rafa Marin – Polícia Penal em: Bei – Site de Notícias