A Brigada Militar de São Sepé apresenta balanço das ações de 2023 em São Sepé.

– No ano de 2023 a Brigada Militar de São Sepé realizou uma série de ações no enfrentamento a criminalidade, tendo como resultado a diminuição dos principais indicadores criminais no município em comparação com o ano anterior.

Indicadores analisados: prisões, furto qualificado, roubo, roubo de veículos e abigeato –

Fonte: Sistema Avante – Análise de Ocorrências.

O Comandante do Pelotão da Brigada Militar de São Sepé, Tenente Ricardo, destaca que a
intensificação das ações realizadas pela instituição vem gerando resultados positivos. Um bom exemplo dessa afirmação é a diminuição dos indicadores criminais, especialmente do crime de Furto Abigeato, prática de furto em que os criminosos invadem as propriedades rurais e tomam posse de animais para abatê-los ou comercializá-los ainda vivos, delito este que teve significativa queda de 65% quando comparado ao ano anterior. Isso em muito deve-se as operações realizadas, visitas às
propriedades rurais, barreiras policiais com abordagens qualificadas e fiscalização de veículos e suas cargas, além de fiscalizações em estabelecimentos comerciais que atuam neste segmento. Destaca-se, ademais, que muitas destas Operações foram planejadas e realizadas com o apoio da Patrulha Rural
do 1° Regimento de Santa Maria e com outros órgãos, como a Inspetoria de Defesa Agropecuária e a Fiscalização Tributária do Município.
Outro fato a ser comemorado no ano de 2023, foi a retomada do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), que desde 2018 não era realizado no município. O programa atendeu escolas das redes Estadual, Municipal e Particular e no mês de dezembro foi realizada a formatura dos 114 alunos, das seis escolas atendidas, em que os alunos prestaram o tradicional juramento e compromisso público perante seus familiares, professores e comunidade.
Ainda, a melhor redação de cada turma foi premiada e os seis alunos escolhidos ganharam uma bicicleta como forma de reconhecimento e incentivo aos seus estudos.

No ano de 2023 também houve a renovação do contrato do videomonitoramento, com isso, no final do ano todas as câmeras foram substituídas por câmeras mais modernas, foram feitas melhorias na sala de vídeo monitoramento e controle integrado na sede do Pelotão. Além disso, estão sendo instaladas em locais estratégicos, câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e câmeras com leitura de placas. Tudo isso contribui para a melhor prestação de serviço à comunidade.