Conexão Anual valoriza quem faz parte da história da Sicredi Conexão

Sócios-fundadores, ex-dirigentes, ex-conselheiros e atuais da Cooperativa, participaram do evento, realizado em Rodeio Bonito/RS

A Sicredi Conexão mais uma vez viveu um momento ímpar, enaltecendo aqueles que foram pioneiros, participaram e participam da trajetória da Cooperativa até hoje. No dia 27, no Centro de Eventos em Rodeio Bonito/RS – município berço do cooperativismo na região –, a instituição promoveu o reencontro dos seus sócios-fundadores, ex-dirigentes e ex-conselheiros, bem como atuais colegiados, diretoria, e autoridades locais, representando todos os municípios da sua área de atuação.

Em nome dos demais pioneiros, o primeiro presidente da CrediRodeio, Irvalino Miotto, que mora atualmente em Cuiabá/MT, destacou a relevância da iniciativa, oportunidade que teve de reencontrar pessoas importantes da sua vida. Também contou o que os motivou a criar a Cooperativa há mais de quatro décadas, justificando especialmente a dificuldade de ter acesso a financiamentos em bancos para manter suas propriedades.

– Nós precisávamos de alternativas para ajudar os pequenos produtores a se desenvolverem e esta foi a nossa base para a fundação da CrediRodeio. Confesso que não foi fácil na época, mas hoje ver a evolução desta instituição, mostra que todo o esforço valeu a pena. Este período foi tão importante, que fiquei dentro deste mundo cooperativo por mais de 53 anos – de 1967 a 2021 – e, por meio deste sistema, eu tive belas oportunidades, inclusive dentro do Organização das Cooperativas do Brasil e do Sescoop. Acredito tanto neste modelo econômico que entendo que nosso país só se desenvolverá por meio da cooperação – frisa Miotto.

Da mesma forma, o ex-presidente da CrediFred, Valdecir Stival, relembrou os períodos de dificuldades vividos na época da fundação e nos primeiros anos da instituição. “Começamos do zero, sem termos sequer uma mesa, mas aos poucos a Cooperativa foi evoluindo e ver atualmente o quanto cresceu nos dá uma alegria imensa. Poder reviver isso junto com estas pessoas especiais que se fazem presente hoje é maravilhoso”, salienta Stival.

Embasada na coragem e discernimento dos precursores, a presidente Angelita Marisa Cadoná, afirma que a Cooperativa é fruto da visão e da dedicação incansável de todos aqueles que, ao longo de sua jornada, contribuíram para a construção desta instituição que não só apoia o crescimento financeiro, mas também nutre valores de cooperação e solidariedade, transformando vidas e promovendo o desenvolvimento econômico e social, que hoje impacta mais de 125 mil associados, espalhados pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

– Seguindo o exemplo dos fundadores, estamos comprometidos em construir um futuro de prosperidade que vai além dos números, em que cada associado encontra não apenas serviços financeiros, mas uma comunidade de confiança para caminhar junto. Por isso, agradecemos a honrosa presença, especialmente dos sócios-fundadores, ex-dirigentes, ex-conselheiros, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, autoridades e convidados que nos prestigiam nesta data memorável. Cada um de vocês desempenhou e desempenha um papel vital na construção do nosso legado – garante Angelita.

Ocergs – Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul

Também esteve presente no evento, o vice-presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e ex-presidente da Sicredi Conexão, Eugenio Poltronieri, que demonstrou contentamento em prestigiar o encontro.

– Deus está sendo generoso conosco por poder estar vivendo este momento com quem ‘plantou as primeiras sementes’, revivendo esta história e testemunhando o crescimento desta Cooperativa. Estes pioneiros tinham e têm muita determinação e sabedoria. São cidadãos simples, com vontade que o bem comum abranja o máximo de pessoas possível. Me sinto parte desta história, pois fiquei 24 anos dentro desta instituição, como conselheiro, vice-presidente e presidente. Este empreendimento me ensinou muito e quero agradecer a cada sócio-fundador por isso. Então, parabéns a todos que contribuem com o desenvolvimento desta bela Cooperativa, uma das mais reconhecidas e premiadas do cooperativismo de crédito brasileiro, pela sua bela forma de atuação social. Tenho orgulho em fazer parte desta trajetória – assegura Poltronieri.