Projeto Vereador Mirim encerrou atividades neste ano marcado pela emoção dos estudantes

Na manhã de quarta-feira, 06, os onze vereadores mirins eleitos em maio para um mandato de seis meses na Câmara Municipal realizaram pela última vez a sessão ordinária no plenário Gaspar Martins. Eles não podem concorrer a reeleição no próximo ano e por isto, a emoção tomou conta durante os discursos de despedida na tribuna.

Acompanhados pelos pais, colegas e professores, os estudantes agradeceram pelos aprendizados durante este tempo e lembraram-se da participação da comunidade no processo. A presidente do legislativo mirim, a estudante Cassandra Neves, da EMEF Eno Brum, chorou em sua fala final. “Através do projeto, como vereadora, conheci uma fração do poder legislativo, e entendi o quanto ele depende do executivo e a continuar lutando por uma sociedade melhor”, destacou ela. Sara Saldanha, do MAJU também abordou essa vivência. “Hoje chega ao fim uma das experiências mais desafiadoras, é motivo de orgulho para mim”, disse a estudante. Do colégio Coronel Chananeco, José Aires, agradeceu o apoio dos professores. “Sempre tive meus professores apoiando para que eu pudesse chegar até aqui defendendo minha escola nos pedidos”, destacou o estudante.

A representante da Vila Block, Nathalia Daros, agradeceu pelos ensinamentos. “Eu não dormi a noite anterior da primeira sessão de ansiosa, foi um desafio e eu aprendi bastante sendo vereadora mirim”, destacou a aluna da Reinoldo Emílio Block. O mesmo foi abordado por Bernardo Machado, da escola João XXIII. “Cada aprendizado aqui foi de grande valia, saio muito feliz por tudo que aprendi”, disse ele.

Idealizador do programa neste ano, o presidente da Câmara, vereador Matheus Leão finalizou parabenizando o trabalho dos vereadores mirins. “É crucial lembrar que o papel de vereador mirim vai além do período de mandato que agora se encerra. Vocês são agentes de transformação em nossas comunidades, e cada experiência vivida aqui contribuirá para a formação de cidadãos ativos e conscientes de sua responsabilidade para com a sociedade”, finalizou Leão.

Câmara de Vereadores de São Sepé

Mateus Friedrich Barreto/Jornalista